Como Gerenciar Funcionários Remotos Evitando o Microgerenciamento

by Carlo Borja
gerenciar funcionarios remotos

Você consegue manter relacionamentos com funcionários remotos tal qual você faz com funcionários presenciais? Qual é a melhor maneira de se comunicar com eles? Como você monitora sua produtividade sem espionar ou interferir?

À primeira vista, o termo “microgerenciamento” parece que tem um significado positivo, algum tipo de gerenciamento funcional. Entretanto, o microgerenciamento é um dos grandes erros que um administrador pode cometer ao gerir profissionais.

Especificamente, microgerenciamento é um tipo de gestão em que o chefe, diretor ou gerente pratica um excessivo controle sobre sua equipe. Este tipo de gerenciamento é um dos maiores causadores de desmotivação, estresse, revolta, inibição de talento e desânimo dentro das empresas.

Independentemente de seus funcionários remotos estiverem fazendo atendimento à clientes ou contratando desenvolvedores de software, sua abordagem como gerente precisa mudar para acomodar as circunstâncias.

Aqui estão 6 dicas que o ajudarão você a ser um gerente melhor para sua força de trabalho remota.

 

Não fique se preocupando se seus funcionários estão trabalhando ou não

Preocupar-se é ocupar-se duas vezes, o que geralmente significa perca de tempo
Pesquisas sugerem que o estereótipo de um trabalhador remoto descansando em uma praia ou em um sofá com o laptop ao lado é de certa forma injusto. De fato, a maioria das pessoas que trabalham fora do escritório não estão relaxando nem um pouco.

Em média, trabalhadores remotos registram mais quatro horas por semana do que os trabalhadores presenciais, de acordo com uma pesquisa da Gallup.

Além disso, com os relatórios do Time Doctor, é possível verificar objetivamente se seus funcionários estão trabalhando direito. Se não estiverem, você saberá logo e poderá tomar as devidas medidas.

 

Considere dar uma promoção a seus melhores membros da equipe remota

Apesar da média de alta produtividade, os funcionários remotos geralmente não ganham muitas recompensas baseadas em desempenho.

Muitas empresas têm o mal hábito de valorizarem apenas os funcionários presenciais e é raro que funcionários remotos sejam promovidos;

Aparentemente, ficar fora de vista pode afastar os funcionários remotos da mente de seus chefes no momento de promover alguém, independentemente de quão duro eles trabalhem. Então, da próxima vez que você estiver pensando em promover alguém de dentro para preencher uma abertura, não se esqueça de incluir os profissionais remotos em sua lista de candidatos qualificados. Mesmo que o aumento exija mais tempo de escritório para esse funcionário, dê a ele a chance de considerar essa mudança se o desempenho dele merecer a oportunidade.

 

Não espere que seus funcionários sempre possam trabalhar em horário comercial

working from home

Uma grande vantagem de trabalhar em casa para muitas pessoas é ter a flexibilidade de contornar compromissos que estão em conflito com uma rotina de trabalho, como pegar as crianças na escola, levar pais idosos para ver o médico ou comparecer a um hospital. Também há trabalhadores remotos que podem simplesmente se sentir mais produtivos antes de o sol nascer ou depois do pôr-do-sol.

É razoável pedir que sua equipe remota fique acessível por algumas horas que se sobreponham às horas de seu expediente, mas, caso contrário, elas podem ser mais produtivas se você deixá-las trabalhar no horário que escolherem. Se esse tipo de flexibilidade os impedir de cobrir suas responsabilidades, talvez um acordo de trabalho remoto não seja adequado para essa posição específica.

 

Peça uma tabela com o resumo das tarefas feitas e os horários

Só porque você dá a seus funcionários remotos a liberdade sobre seus horários, isso não significa que você deve ficar sem saber quantas horas eles estão registrando e quando eles podem estão fazendo o registro dessas horas.

Por mais que você tenha acesso a essas informações com os relatórios do Time Doctor, também é importante deixar que seus funcionários façam essa tabela para que eles mesmos possam ver onde eles gastaram mais tempo e o que pode ser feito para se tornarem mais produtivos.

 

Não deixe que seus funcionários trabalhem demais

Como os funcionários remotos tendem a trabalhar por mais horas, os quadros de horários também informam se eles correm o risco de se esgotar. Se você perceber que uma de suas tarefas está sempre registrando horas extras, você deve incentivá-los a reservar mais tempo para atividades pessoais ou usar algumas horas do banco de horas para trabalharem menos durante a semana.

Algumas empresas até implementam medidas para incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional para funcionários remotos que podem trabalhar mais porque a tecnologia permite que eles permaneçam constantemente conectados. A Volkswagen, por exemplo, desliga seus servidores de e-mail depois de um determinado horários durante feriados. No entanto, você também deve ter certeza de que uma política como essa não prejudicaria a flexibilidade de trabalhar remotamente.

 

Peça para fazer uma videoconferência regularmente

Como abordamos anteriormente, pesquisas mostram que o trabalho remoto pode tornar seus funcionários mais produtivos. No entanto, outros estudos provam que trabalhar juntos, no mesmo local, torna as pessoas mais criativas.

Membros de equipes são mais criativos quando estão mais próximos uns dos outros e mais ativos fisicamente.

Esse conhecimento pode levar você a desenvolver cronogramas híbridos com seus funcionários remotos que lhes permitam trabalhar em casa isoladamente em algumas tarefas (por exemplo, montando relatórios) e trabalhar com seus colegas em videoconferências em outras tarefas (por exemplo, brainstorming para um próximo evento ou projeto).

Ao esclarecer a intenção por trás de um determinado plano, um líder pode tornar a comunicação constante menos crítica para o sucesso da equipe como um todo. Se todos compreenderem o propósito do plano, todos podem agir de maneira que sustentem a intenção sem demandar atenção constante.

À medida que for vencendo o microgerenciamento, o gestor conseguirá conhecer melhor e contribuir para o desenvolvimento de cada colaborador. Isso possibilitará que o gestor delegue com mais confiança e mais chance de acertar, dê mais autonomia e melhore o clima organizacional.

Como resultado, certamente terá a confiança da equipe renovada, mais ideias sendo implementadas dentro da empresa e o aumento de produtividade.

Quando você comunica a intenção por trás dos seus planos, permite que as pessoas com as quais trabalha reajam com inteligência às mudanças que ocorrem.

Se você procura mais maneiras de obter o máximo de valor de sua força de trabalho, o TimeDoctor pode ajudar você a confirmar que seus funcionários estão trabalhando nas horas certas, no lugar certo.

 


Sobre o Autor:

Mikael AraujoMikael Araújo is a Time Doctor user, remote worker and passionate about technology, innovation, productivity. He also writes at dascriptos.com. You can find him on Linkedin.

 
Time Doctor - start a free trial